Estratégia de Negócio
5 dicas para fazer o seu negócio ser reconhecido

Ganhar notoriedade nos negócios é tarefa das mais árduas, principalmente para quem está começando. Não há uma receita para o sucesso, cada empresa traça seu próprio caminho e se adapta de acordo com suas metas e dificuldades. Entretanto, por mais variadas que sejam as tomadas de decisão, o reconhecimento geralmente passa por estes cinco pontos:


Posicionamento
Antes de tudo, entenda quem é o seu público-alvo e a sua persona. ‘Atirar para todos os
lados’ não é uma boa estratégia quando se trata de negócios. Segmente e diferencie para atingir de forma certeira. No macro há muita concorrência, ainda mais no início. Invista em um planejamento para determinado nicho.

Ponto de vendas físico ou virtual
Se o seu negócio envolver vendas físicas, aposte em um local estratégico, em estratégias de micro marketing — analisando a vizinhança mais próxima para saber o que desejam os clientes imediatos e de marketing cooperado com outros estabelecimentos. Se for online, ou também tiver um segmento online, se atente à navegabilidade da sua plataforma. A experiência do usuário é essencial para a conversão de vendas.

Branding
Construa um conceito forte para a sua marca, ou o renove caso haja necessidade. Lembre-se: produtos não contam histórias, pessoas, sim. Humanize o seu negócio, desenvolva uma identidade, abuse do marketing de conteúdo e das técnicas de storytelling.

Ações de encantamento
Entenda o que querem seus clientes: entretenimento, conteúdo, etc. Forneça sempre mais do que só o seu produto, proporcione experiências. Promoções e informações relevantes engajam o seu público.

Visibilidade
Comerciais de TV, banners, panfletos, peças em jornais e revistas, são boas e velhas táticas de publicidade, embora tenham custos, por muitas vezes, elevados. Na internet é possível adaptar uma estratégia com preços mais acessíveis . Defina quais práticas serão adotadas de acordo com a necessidade do seu negócio.