Marketing
6 razões para aderir ao podcast como estratégia de marketing

Para quem tem boas ideias, tudo pode ser usado como oportunidade de negócios. Os podcasts são áudios digitais em formato streaming, excelentes plataformas de distribuição de conteúdo. Listamos algumas vantagens:


• É uma plataforma democrática
Podcasts são áudios disponibilizados em formato streaming, podendo ser ouvidos em vários dispositivos, como smartphones e computadores. Há apps específicos para eles como o Apple Podcasts (IOS) ou o Podcasts Addict(Android), mas é mais comum encontrá-los abrigados no Spotify e SoundCloud.
• Tem espaço para todo tipo de conteúdo
Podem abordar qualquer tipo de assunto, sendo ótimos aliados do marketing de conteúdo e do inbound. Já citamos os podcasts como exemplo de ferramenta inbound para vender mais e melhor.

• Faz parte de um mercado em expansão
Apesar de não terem surgido há pouco tempo, os podcasts começaram a ter maior popularidade nos últimos dois anos, sendo um nicho ainda em expansão, onde há muito espaço para exploração e não está tão saturado como o Youtube, por exemplo.
• É prático
O podcast é aliado de quem tem pouco tempo disponível para se informar e segue uma tendência digital de consumo de conteúdo em áudios. Por funcionar como uma rádio, se adapta bem a qualquer atividade que o ouvinte estiver fazendo, como no momento da prática de exercícios, no trânsito ou até no trabalho.
• É mensurável
É possível medir alcance, número de plays, saber quantos engajaram com o conteúdo ou abandonaram na metade. Esse tipo de análise é importante para entender o sucesso da campanha.
• É lucrativo
Além da divulgação, é possível vender espaço publicitário e comercializar quadros de acordo com temas. É só pensar que os podcasts funcionam como a programação do rádio, se houver uma base considerável de ouvintes, por que não lucrar?