Para quem tem boas ideias, tudo pode ser usado como oportunidade de negócios. Os podcasts são áudios digitais em formato streaming, excelentes plataformas de distribuição de conteúdo. Listamos algumas vantagens:
• É uma plataforma democrática
Podcasts são áudios disponibilizados em formato streaming, podendo ser ouvidos em vários dispositivos, como smartphones e computadores. Há apps específicos para eles como o Apple Podcasts (IOS) ou o Podcasts Addict(Android), mas é mais comum encontrá-los abrigados no Spotify e SoundCloud.
• Tem espaço para todo tipo de conteúdo
Podem abordar qualquer tipo de assunto, sendo ótimos aliados do marketing de conteúdo e do inbound. Já citamos os podcasts como exemplo de ferramenta inbound para vender mais e melhor.
• Faz parte de um mercado em expansão
Apesar de não terem surgido há pouco tempo, os podcasts começaram a ter maior popularidade nos últimos dois anos, sendo um nicho ainda em expansão, onde há muito espaço para exploração e não está tão saturado como o Youtube, por exemplo.
• É prático
O podcast é aliado de quem tem pouco tempo disponível para se informar e segue uma tendência digital de consumo de conteúdo em áudios. Por funcionar como uma rádio, se adapta bem a qualquer atividade que o ouvinte estiver fazendo, como no momento da prática de exercícios, no trânsito ou até no trabalho.
• É mensurável
É possível medir alcance, número de plays, saber quantos engajaram com o conteúdo ou abandonaram na metade. Esse tipo de análise é importante para entender o sucesso da campanha.
• É lucrativo
Além da divulgação, é possível vender espaço publicitário e comercializar quadros de acordo com temas. É só pensar que os podcasts funcionam como a programação do rádio, se houver uma base considerável de ouvintes, por que não lucrar?