Marketing de Conteúdo
Como associar práticas de marketing de conteúdo à publicidade

Marketing e publicidade sempre andaram lado a lado na curação, construção e execução de campanhas. Hoje, o conteúdo relevante tomou grande espaço nas estratégias e, aliado à propaganda em sua forma mais tradicional, pode dar bons resultados.


Primeiro, vamos entender o papel de cada uma na estratégia:

Publicidade tradicional
Em geral, a publicidade visa a comunicação em massa, buscando sempre atingir o máximo de visibilidade para determinado produto ou serviço. Quando vemos uma propaganda já sabemos que o intuito é a venda e para isso são usadas técnicas até mesmo invasivas, como a interrupção de um programa televisivo para o momento dos reclames. Tem finalidade puramente comercial e quer induzir quem está do outro lado ao ato da compra.

Ela pode ser inserida em:

• Televisão
• Jornal
• Revista
• Rádio
• Outdoor
• Panfletos
• Cinema
• Internet

A publicidade tradicional tem alguns pontos negativos. Inserir um anúncio no horário nobre da televisão, por exemplo, tem um custo muito elevado. Como já dissemos, é um estilo de vender muito impositivo e unilateral, além de não ser tão fácil mensurar quantas vendas um anúncio em específico rendeu.

Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo fornece algo valioso e rico para atrair nichos e públicos específicos, criando autoridade, educando o lead e estabelecendo confiança. Não aborda a venda de forma aberta, mas garante conversão através do envolvimento dos clientes. Por ser trabalhada basicamente no digital, é muito fácil mensurar o sucesso de campanhas que adotam essas práticas.
Alguns exemplos de como trabalhar o marketing de conteúdo:

• Notícias
• Vídeos/Webinars
• Imagens
• Ebooks
• Blog
• Artigos

São técnicas não invasivas de comunicação, já que o consumidor está cada vez menos receptivo a publicidades interrompendo o que ele está acessando. É cada vez mais comum usuários utilizarem bloqueadores de anúncio na internet, por exemplo.

Assim, o marketing de conteúdo vem de encontro à necessidade de criação de campanhas relevantes e focadas para o público-alvo.

Usando o melhor dos dois mundos
Não estamos aqui querendo dizer que uma prática é melhor que a outra, pois cada negócio pede uma estratégia diferente e o digital não exclui o offline. A publicidade tradicional segue sendo importante para a disseminação em grande escala e pode ser interessante trabalhar as duas práticas.

É possível trabalhar o marketing de conteúdo de forma off. Ao criar uma revista com conteúdo voltado para determinado segmento, por exemplo, além de informar e fornecer algo rico, pode ser usada como meio para vender produtos pertencentes ao universo retratado em suas páginas.

Outdoors, panfletos ou qualquer outra ferramenta de publicidade tradicional podem direcionar para um conteúdo mais detalhado em blog ou redes sociais. Basta uma hashtag para instigar que o espectador busque mais informações.