Publicidade
Como e por que investir em publicidade

Sem divulgação adequada, a empresa não aparece. Todo negócio precisa ter sua marca posicionada para ser lembrada, investir em publicidade não é algo supérfluo, pelo contrário, esse pensamento deve ser banido da mente de um empreendedor.


Por que fazer
É através de uma ação integrada de marketing e publicidade que se define a imagem da empresa no mercado. É preciso, inclusive, parte dos investimentos contínuos do negócio.

Publicidade gera lucro, é um gasto para que haja ganho. Um estudo da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) estima que cada R$1 investido em publicidade rende dez vezes mais para a economia brasileira.

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Ela age como um motivador para a decisão de compra. É preciso convencer o consumidor. A compra, afinal, é o encerramento de uma jornada, em boa parte dos casos, que passa pelo conhecimento do produto, o despertar do desejo, pesquisa, ponderação para, enfim, fechar negócio.

A estratégia de marketing e publicidade tem como grande responsabilidade agregar valor e destacar os diferenciais do produto ou serviço, e assim levar o consumidor a ter certeza de que aquela é a melhor opção.

Como fazer
Primeiro, é preciso posicionar a marca e construir a imagem. Definir público-alvo e persona é uma boa tática para vendas mais certeiras.

Escolhido o posicionamento, é hora de definir quais táticas serão adotadas pela empresa. Anúncios físicos, investimento em mídia paga ou na internet. Lembramos que práticas integradas de publicidade costumam ter bons resultados!

Há ferramentas físicas, como outdoors e busdoors, por exemplo, que impactam e influenciam diretamente, têm alta visibilidade e custo-benefício atraente. Panfletos funcionam somente para contato imediato, se o local indicado for próximo.

A TV ainda é uma das vitrines mais usadas pela publicidade, também das mais eficazes. Porém, o alto custo de uma propaganda mesmo que não seja em horário nobre o torna inviável em alguns casos. Agir localmente na programação de determinada cidade, jornal de bairro, rádio da comunidade são ainda opções para atingir determinados nichos e com valores mais acessíveis.

É importante que todas essas práticas estejam alinhadas com uma estratégia na internet, que permite a divulgação sem custos — porém embasadas em técnicas de otimização no ranking de buscas — ou através de compra de espaço no topo das pesquisas.

Embora SEO (Search Engine Optimization) seja importante, é estratégico ter uma cota de anúncios pagos. Dessa forma, o conteúdo não fica à mercê dos inúmeros requisitos exigidos pelo rankeamento natural do Google. Assim, é mais rápido e eficiente ser visto por uma maior base de usuários, afinal, tornar-se referência somente com práticas orgânicas leva tempo, e mesmo quando esse objetivo é alcançado, nunca se deve deixar de investir de forma financeira. Combinar as duas técnicas é o que garantirá sucesso no virtual.