Marketing Digital
Como o Live Stories e o Facebook Mentions podem ajudar no engajamento

As ferramentas de transmissão ao vivo nas mídias sociais são uma forma de aproximação direta com o público e que demandam poucos recursos. Basta um celular e uma boa conexão de internet para fazer o Live Stories (Instagram) e o Facebook Mentions funcionarem.


Não se engane com a simplicidade desses recursos, que sequer precisam de edição, eles têm grande alcance e a maior interação que os vídeos comuns.

Veja como as lives podem ser ótimas aliadas na construção do engajamento:

Comece com pouco, consiga muito
Como já citamos no começo dessa postagem, com apenas um smartphone em mãos já é possível começar uma transmissão. Certifique-se apenas de que tanto imagem quanto áudio estejam bons o suficiente para que o público entenda.

O ideal é iniciar e aprimorar com o tempo. Tripé, microfone e outras ferramentas para aprimorar são mais do que bem-vindas.

Conteúdo relevante, sempre!
Você pode ter o mais avançado equipamento, se o assunto não for rico e interessante, nada prenderá a audiência. É possível trabalhar vários tipos de tema, seja ele qual for, as pessoas gostam do que se aproxima com a sua realidade. Tenha isso em mente para humanizar seus vídeos.

Organize-se
Separar previamente o assunto em tópicos ou, melhor ainda, em um roteiro, é parte imprescindível para montar uma live significativa. Avise sobre o dia e horário que será realizada a live com antecedência, seja no feed ou próprio stories (no caso do Instagram).

Tenha uma rotina e determine dias específicos para realizar as lives, assim você educa seu público e gera expectativa.

Converse com o seu público
Parte essencial do sucesso das lives é a interação. Inicie deixando claro qual o tópico a ser debatido e repita isso ao longo da transmissão para conquistar a atenção dos usuários que forem ingressando com a live já em curso.

Prenda a atenção logo de cara
O algoritmo do Facebook analisa o engajamento nos primeiros momentos da sua live. Quanto mais usuários você conseguir prender a atenção logo no início, mais a plataforma mostrará o conteúdo no feed de outras pessoas. Engajamento gera engajamento!

Como em tudo dentro da estratégia de marketing digital, mensurar resultados é parte do processo.

Analise quais os maiores e menores pontos de engajamento, assuntos geram mais visualizações, por quanto tempo os usuários permanecem na sua live, quantos foram alcançados, média de reações, entre outros indicadores que te auxiliarão na criação de mais conteúdo.