Estratégia de Negócio
Saiba como definir os melhores indicadores (KPIs) para a sua estratégia de negócio

As Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores-chave de performance são parâmetros que dão diretrizes para as ações de melhoria de um negócio. São elas que ajudarão a avaliar o sucesso de uma campanha, quais mudanças foram relevantes, o que precisa ser ajustado, e muitas outras medidas.


É uma ferramenta que se adapta a cada caso, e esse caráter é ponto significativo na evolução da estratégia.

KPI x Métrica
Métricas podem tornar-se KPIs, mas não necessariamente em todos os casos. O que define se uma métrica será usada como indicador-chave é a relevância dos dados que ela irá apresentar.

Nem todos os dados são pertinentes. Cliques, curtidas, visualizações e compartilhamentos, as chamadas métricas de vaidade, por exemplo, devem ser monitoradas mas não são úteis na tomada de decisão, portanto, não são KPIs.
Uma forma mais simples de definir indicadores é utilizar as regras da Meta Smart (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Based): explorar dados específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Principais indicadores
São inúmeras as KPIs que podem ser adotadas de acordo com cada nicho, porém é essencial que elas combinem a análise de métricas de volume e eficiência. Apesar de variar, ao menos são usadas em todas as estratégias:
• Taxa de conversão: monitorar a taxa e os pontos de conversão dentro do funil de vendas
• ROI (Retorno Sobre Investimento)
• CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
• Número de Visitantes

Comparar, avaliar e reavaliar
Para iniciar uma estratégia é preciso ter uma base de informações para comparação, portanto, se ainda não houver um controle de dados anteriores do próprio negócio, deve-se realizar benchmarking a fim de cruzar dados, isso já é um bom começo. Assim, será possível ter termômetro dos acertos e pontos a melhorar.

As KPIs devem ser constantemente reavaliadas e combinadas com dados diferentes. É uma estratégia de transformação contínua.