Inbound Marketing
Topic clusters: saiba sobre a mais recente técnica de inbound marketing

Como sempre falamos aqui no blog da Agência W2, é preciso estratégia para gerar conteúdo relevante para que o Google faça um bom rankeamento da página. Hoje vamos abordar Topic Clusters.


Organização em Topic Clusters
Trata-se de uma técnica recente de inbound marketing que reúne práticas de SEO (Search Engine Optimization), organizando determinado assunto e todos os decorrentes dele, e formam uma teia de informações que conversam entre si e geram muitos cliques para a página.

Topic Clusters podem ser traduzidos como grupos de conteúdos que giram em torno de um tópico, criando uma cadeia informativa com itens linkados entre si. O termo foi criado pela Hubspot, embora a prática já exista antes da nomenclatura.

Essa técnica é estratégica para tornar a página relevante aos buscadores. São consideradas o futuro do SEO no que diz respeito a escrever textos e organizar postagens.

São divididos em duas partes:post pilar eclusters.

Post Pilar (ou pillar page)
Como sugere o nome, é o pilar de toda a estrutura. São temas gerais, amplos e que possam ser destrinchados em tópicos (clusters).

Por seu caráter abrangente, são consideradas palavras-chave head tails, as quais possuem um enorme fluxo de procura. Para exemplificar, podemos usar o tópico marketing digital. É um assunto vasto e que pode ser subdividido em inúmeras novas postagens.

Clusters
São os temas específicos que giram em torno de tópico principal. Visam aprofundar a ideia central produzindo novas páginas de acesso.

Aqui temos um claro exemplo de long tail, onde são trabalhados assuntos de nicho e com menor procura.

Ainda seguindo o Post Pilar, seus clusters poderiam ser as práticas que envolvem o marketing digital, como o próprio SEO, landing page, CTA (Call To Action), palavras-chave, entre outros.

O mais importante é que os conteúdos estejam conectados. A ideia é que eles trabalhem de forma conjunta, com o post pillar abrigando os clusters, porém, todos os tópicos devem estar linkados de forma mútua.

Na postagem sobre marketing digital (post pilar) é inserido um link convidando o leitor a entender sobre SEO (cluster), enquanto que neste último (cluster) também haveria uma CTA para a página com conteúdo amplo (post pillar).