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Você sabe quem é a persona do seu negócio?

Estratégias digitais têm destacado-se como as melhores formas de divulgação e venda de produtos e serviços diversos. Por meio de diferentes mídias, é possível atingir o público-alvo específico que tenha interesses, gostos e comportamentos semelhantes.


A personificação de todos os aspectos pertencentes ao público-alvo permite a criação da persona, uma base a ser seguida para saber onde e quando atingir da melhor forma o seu futuro cliente.

O que é uma persona?

As empresas de marketing digital têm utilizado a criação da persona para identificar quem é o consumidor de determinado produto ou serviço.

Com as informações necessárias em mãos, a persona é um personagem fictício que foi criado para identificar o consumidor, possuindo suas próprias preferências, características e histórico, permitindo seu uso para traçar estratégias, metas e até mesmo verificar qual a melhor comunicação que pode ser ofertada.

É um método mais assertivo de descobrir e observar qual o tipo de cliente que deseja-se atingir.

Por que saber quem é a persona do seu negócio?

A identificação e criação de uma persona é ideal para saber quais mídias podem ser melhores utilizadas para realizar a comunicação de um produto ou serviço, assim como quais mensagens serão as mais persuasivas e conseguirão concluir o objetivo.

A identificação dos canais utilizados pela persona para explorar conteúdos, a forma como o mesmo comporta-se, as necessidades que apresenta no dia-a-dia e diferentes outros quesitos podem ser essenciais para a criação de um plano mais assertivo de marketing.

Com o perfil da persona em mãos, é possível definir o tipo de conteúdo abordado, qual o tom que deve ser utilizado na mensagem, quais os tópicos que devem ser descritos, quais as melhores estratégias e, principalmente, entender um pouco a jornada do consumidor de seu público.

Como criar uma persona para o seu negócio?

Há algumas perguntas que podem guiar no momento da criação da persona:

– Quais as características físicas que podem definir essa persona?

– Quais as características psicológicas que podem interferir no momento de compra (medos, anseios)?

– Quais os assuntos que são de maior interesse para o seu público? O que a persona lê, quais os sites visita, quais os estabelecimentos frequenta?

– Quais são as atividades que a persona realiza? Quais os momentos de lazer que caracterizam seu dia-a-dia? Quais são as suas atividades profissionais?

– Qual o seu nível de formação escolar?

– Quais são os desafios e obstáculos que podem ser enfrentados na comunicação com essa persona? Quais são as barreiras enfrentadas em sua vida pessoal?

– Quais as informações que são consumidas pela persona e quais os principais veículos?

– Quais os objetivos pessoais e profissionais dessa persona? O que ela deseja para o futuro? Quais suas expectativas?

– Quem pode influenciar suas decisões de compra, caso haja?

Alguns dos questionamentos acima podem variar de acordo com o segmento de seu negócio, principalmente em casos de empresas voltadas para vendas à outras marcas, modificando o foco para questões mais empresariais.

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