Criatividade
As etapas do Design Thinking

Design thinking é uma abordagem que une os métodos corporativo e criativo para desenvolver produtos e soluções.


Tudo é feito de forma coletiva, levando em consideração as ideias e experiências dos envolvidos no processo para, então, sistematizar e desenvolver inovações. Pode ser simplificado em algumas etapas:

Imersão
É o momento de aproximar-se e identificar um problema. Consiste na observação, análise de experiências culturais, de vivência dos stakeholders (pessoas envolvidas), empatia e mapeamento.

Essa etapa busca entender o problema, e as formas de se chegar a uma conclusão são as mais variadas possíveis: coleta de dados, entrevistas, trabalho de campo… Tudo o que for relativo à opinião.

Análise
Na análise é quando se categoriza e organiza o que foi coletado durante a imersão. Aqui se inicia a criação de conceitos. Para reunir esses insights, técnicas como brainstorming são muito bem-vindas.

Protótipo
Ter um produto/ideia piloto é essencial para o desenvolvimento de uma solução, pois materializa o conceito e facilita testes de melhorias.

Aplicação da solução
A última parte do processo é a experimentação.

Como aplicar o Design Thinking
Apesar de ter nascido no design, essa prática pode ser aplicada em qualquer área. O que deve-se ter em mente é a importância de abraçar o processo criativo para que o Design Thinking dê resultados.

Se colocar no lugar dos consumidores

• Analisar padrões da empresa e encontrar soluções inovadoras
• Avaliar aspectos não só inerentes ao negócio
• Focar na experiência do usuário
• Agregar ideias para alcançar soluções