Estratégia de Negócio
Cultura organizacional: como ela pode impactar nos seus resultados?

Um bom ambiente de trabalho é capaz de unir hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas em uma empresa.


Certamente você já deve ter ouvido falar que toda empresa precisa ter uma boa cultura organizacional.

Entretanto, são poucos os empreendedores que sabem realmente o que significa e a importância da cultura de uma organização que esteja atrelada à estratégia do seu negócio e aos seus clientes.

Bom lembrar que cultura organizacional não diz respeito apenas ao comportamento de funcionários, mas, sim, à forma com que as estratégias e os clientes são conduzidos.

Sabe aquele jargão básico: “o cliente sempre tem razão”?

Será que ele sempre tem razão mesmo? Ou é preciso ouvir antes o que a sua equipe tem a dizer?

Polêmico? Não quando a empresa compreende que não é preciso manter um cliente problemático, que falta com respeito aos seus colaboradores, desmotivando toda uma equipe.

E o que isso tem a ver com cultura organizacional? Você verá a seguir neste artigo.

Sobre o ambiente de trabalho

Quando algo compromete o desempenho e a produtividade da sua empresa, é um alerta que não deve ser ignorado.

A cultura organizacional está diretamente ligada à motivação da empresa, ou seja,

se não houver uma preocupação com o funcionário, ou algo que seja capaz de motivá-lo, ela provavelmente estará fadada ao fracasso.

Nada é mais frustrante para um funcionário que trabalhar em uma empresa que prega uma cultura organizacional moderna, mas no dia a dia a tal organização é tão burocrática quanto a de uma empresa conservadora. E isso não se restringe apenas a empresas de ramos convencionais. As agências de marketing, cada vez mais competitivas, também passam por isso.

Logo, faz-se necessário compreender quais são os impactos que a cultura organizacional pode resultar em uma agência.

Um bom ambiente de trabalho é capaz de unir hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas em uma empresa.

Tudo isso pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios. Por outro lado, uma “cultura desorganizacional” pode acarretar problemas com produtividade, absenteísmo e rotatividade no ambiente de trabalho.

Por que a cultura organizacional é tão importante para as agências de marketing?

A cultura organizacional não é definida apenas pelo que a agência prega nos seus manuais e valores, mas, sim, o que ela exerce no dia a dia, junto aos colaboradores, diretores, clientes, fornecedores e à sociedade de modo geral.

Dessa forma, a gestão dos recursos humanos é um dos aspectos mais importantes, mas também mais difíceis nas empresas.

O objetivo da cultura organizacional é auxiliar nesses processos, direcionando as relações internas e permitindo que os colaboradores trilhem um caminho em comum.

Veja o exemplo a seguir:

A Netflix é conhecida por dar muita atenção à capacidade dos seus funcionários em responder pelos atos, assumir responsabilidades e coordenar suas tarefas da maneira que acharem correta e que atenda às expectativas da empresa.

O Reed Hastings, cofundador da empresa, publicou no LinkedIn uma apresentação sobre a cultura organizacional da empresa. O documento leva o título de “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”, e já ultrapassou 18 mil visualizações na plataforma.

O documento prega a importância de manter os processos e as condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários com controles excessivos.

Inquestionável esse apontamento, não é mesmo?

Partindo desse pressuposto, destacamos os passos para definir a cultura organizacional da sua empresa. Confira:

  • Mentalidade dos fundadores e lideranças;
  • Processo de contratação;
  • Diferenciais de negócio;
  • Rotina de trabalho;
  • Sentimento de pertencimento.

Compreenda que a cultura organizacional exerce um papel central e deve ser definida com base nos valores, profissionais e objetivos de negócio.

Assim, ela se torna uma importante aliada no cumprimento da missão da marca, proporcionando mais solidez e resultados extraordinários.

Acompanhe um pouco da nossa cultura organizacional nas redes sociais!

Você quer alavancar seus resultados com o marketing de performance?
Clique aqui e agende uma reunião conosco.