Marketing
Gatilhos Mentais: Escassez

Você sabe o que é e para que servem os GATILHOS MENTAIS? Gatilhos mentais são ferramentas de linguagem que, usados da forma correta, ajudam a conseguir uma maior taxa de persuasão do público.


O 1º gatilho mental que vamos tratar é o da ESCASSEZ, que é com certeza um dos mais importantes e eficazes. É natural do ser humano dar mais valor àquilo que é escasso, né?

Sabe aquela famosa frase “Tive que perder para dar valor”? Ela não se aplica somente a relacionamentos, nos negócios é mais ou menos o mesmo caminho. Foi comprovado que o sentimento de perda é em torno de 2x maior do que o de ganho, logo, o gatilho mental da escassez funciona para evitar esse sentimento.

Aqui vão alguns exemplos na prática de como você pode usar o gatilho mental da escassez no seu negócio:

  • “Restam apenas 10 unidades desse produto.”
  • “Vagas limitadas! Últimas vagas para o fechamento da turma.”
  • “Desconto para apenas os 5 primeiros que entrarem em contato.”

Mas muita atenção: o consumidor não é besta, então, seja sempre verdadeiro. Use esse gatilho quando necessário estrategicamente, se você diz que é escasso e não for, isso vai funcionar a curto prazo e pode acabar comprometendo a confiança que seu público tem no seu nome.

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