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O mercado está voltando para a TV

A maioria das pessoas acredita que o marketing está voltado cem por cento para o digital, mas esse movimento está seguindo o rumo contrário.


Recentemente, profissionais de marketing previram que os gastos em mídia tradicional aumentariam de 1,4% a 2,9% entre agosto e fevereiro. Empresas com foco total no mercado digital estão migrando novamente para a TV. 

De acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado brasileiro de mídia e entretenimento deve crescer 4,7% até 2025, no ritmo de 5% ao ano. 

Qual o motivo disso?

  • Menor engajamento dos internautas com propagandas online. Os anúncios do YouTube, por exemplo, em sua maioria são ignorados; 
  • Maior confiança do público em anúncios veiculados em mídias tradicionais, como TV, rádio e canais impressos;
  • Menor precisão do comportamento do usuário no digital: com Google e Apple tomando medidas sobre rastreio da atividade online
  • Aumento dos preços por aquisição médio em ads — como plataformas Google e Facebook;
  • Conexão da mídia tradicional com o digital, como as propagandas das marcas no BBB, por exemplo.

O digital ainda está bastante presente no marketing, porém, depois de um período com foco total em mídias online, as empresas estão voltando a investir em outras áreas para impulsionar e crescer sua marca.