Marketing
Rebranding: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa?

Compreender o momento exato para mudar a gestão da marca e se reposicionar é fundamental para continuar no mercado competitivo.


Em algum momento, toda marca precisará se reposicionar no mercado, seja para entregar novos produtos ao consumidor, seja para se adaptar às novidades tecnológicas, ou para se destacar, com novos serviços aos clientes, especialmente no marketing digital.

No entanto, não basta apenas pensar em uma troca de identidade visual, por exemplo.

É necessário criar uma estratégia voltada para um novo posicionamento para impactar positivamente o público-alvo. Assim, surge o rebranding.

Mas o que é rebranding?

Rebranding significa “ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou um produto. O objetivo do rebranding é mudar a percepção do público com relação à marca no marketing digital. Tais ações podem envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos”, como afirma o blog de Neil Patel.

O rebranding geralmente é proposto em momentos de crise de identidade.

Por outro lado, empresas visionárias consideram a estratégia primordial, quando se deseja inovar, mudar o segmento da marca, ou até mesmo conversar com um novo público-alvo.

Perceba que isso deve ser tido como um processo natural, já que, com o amadurecimento de uma marca, é normal que o público não a enxergue mais com os mesmos olhos de antes. É preciso ir sempre além!

Quando uma marca entende que nem sempre o tradicional é o que faz realmente a diferença, ela passa a enxergar as tendências que o mercado exige.

E se engana quem acha que isso não vale para marcas sólidas e bem alocadas no marketing digital.

Dito isso, perguntamos: você conhece alguma marca que mudou de posicionamento?

Por dentro do rebranding

Um dos cases mais populares já datados, a Coca-cola, atua de maneira diferenciada em todas as áreas. Mas uma coisa poucos já perceberam: ela possui em sua logo as mesmas cores desde 1880.

Entretanto, possui centenas de funcionários a postos para analisar possíveis tendências, aprimorar a forma de realizar comunicação, criar novos modelos de negócios e redefinir suas campanhas de publicidade e propaganda.

Isso nos revela que é preciso observar as tendências de mercado, uma vez que todo o planeta vem passando por uma notória transformação digital.

Assim, a inovação continuará demandando novos recursos nas mais diferentes atuações do marketing digital, dando fluidez ao processo de propagar informação, receber e consumir conteúdo.

Nesse sentido, nota-se a importância de estar sempre preparado para redescobrir e redesenhar o que for preciso em seu negócio.

Como o rebranding pode ajudar a sua empresa?

Quando chega o momento de realmente executar o rebranding, é necessário ter em mente as consequências que essas mudanças podem gerar.

Para desenvolver um bom rebranding em sua empresa, elencamos algumas dicas:

  1. Analise o seu cenário de mudança;
  2. Entenda a personalidade da marca;
  3. Trabalhe sua identidade visual;
  4. Adeque seu tom de voz;
  5. Posicione a marca em canais de mídia.

Agora que você já sabe tudo sobre rebranding, que tal contar com um time de especialistas para dar um novo rumo à história do seu negócio?

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